Empreitada de “Substituição de condutas de abastecimento de água no âmbito do POSEUR”

Esta obra, no valor de 1.198248.47€, iniciou em julho de 2020 e irá realizar -se em 400 dias, tem por objetivo a substituição das condutas de abastecimento de água em vários arruamentos no concelho de Santarém, antevê não só a substituição da conduta de água, mas também de todos os ramais de ligação, nós e outros acessórios que compõem a rede.

Os locais são: Moçarria – Rua do Comércio, Vila Nova da Babeca - Rua Vila Nova, Fontainhas – Rua dos Carpinteiros, Alcanhões – Rua Paulino Cunha e Silva, Santarém – Rua Agostinho Neto, Rua António Bastos, Travessa dos Surradores, Rua 16 de Abril, Avenida Bernardo Santarém, Rua Teófilo de Braga e Avenida Forcados Amadores de Santarém, Fonte da Pedra – Rua da Fonte e EN3 – Portela das Padeiras.

A intervenção foi proposta por existir um elevado número de roturas, devido ao tempo de vida útil da rede já se encontrar ultrapassado.

Esta empreitada é primordial para reduzir as perdas de água e custos associados e também para diminuir as interrupções de abastecimento de água, evitando incómodos à população.

A Pinto&Braz, Lda. no presente projeto tem utilizado tubagem de polietileno de Alta densidade (PEAD) PE-100-RC do tipo 3 para substituir a conduta pela técnica de “pipebursting”, em que aproveita as tubagens existentes para instalação das novas sem fazer abertura de vala. Mas também prevê abertura de vala para substituição de alguns troços de conduta. Esta empreitada tem como diretor de obra o Eng. Ricardo Duarte.